Integração com o Bling

1. Gere uma chave segura

Acesse nosso gerador de senhas (https://www.brasilnaweb.com.br/gerador-de-senha) e gere uma senha com no mínimo 20 caracteres e sem caracteres especiais.

 

2. Ative a integração no Painel Administrativo da LOJA VIRTUAL na Brasil na Web.

( Menu > Configurações > Feed de Produtos > Bling > Instalar em seguida Editar), cole no campo de Chave a senha gerada acima.

3. Habilite a Integração com a Loja Virtual e informe a chave segura criada no passo anterior.

Dentro do painel do bling, vá no menu superior do lado direito clique na engrenagem, nos itens que vão aparecer na lateral direita, navegue nos seguintes links: Integrações > Configurações para lojas virtuais > Configurações de integração com lojas virtuais e marketplaces. Na tela que vai abrir procure por “opencart”.

Na próxima tela, após clicar no ícone do opencart, você vai colocar um nome para sua loja virtual (pode ser o mesmo usado no eu domínio), a URL completa da sua loja e a mesma chave que usamos no passo 2.

Para dúvidas e mais detalhes sobre a integração com o Bling ERP consulte o Manual direto da Bling:
https://manuais.bling.com.br/manual/?item=integracao-com-opencart-(web-service).


Informações importantes:

O modelo de banco de dados compatível para a Brasil na Web é: 1.5.5.1.
O módulo já se encontra instalado em sua loja e devidamente adaptado com os recursos extras da Brasil na Web, logo, você não precisa instalar nenhum arquivo. Basta seguir os 3 passos acima.

O que a integração faz?

A integração consiste na comunicação de dados de Produtos, Pedidos e Clientes.
Entretanto, algumas dessas sincronizações precisam ser feitas de forma manual, entenda abaixo.

PRODUTOS

O cadastro dos produtos pode ser feito inicialmente tanto na loja virtual quanto no Bling.

Uma vez que os produtos estejam cadastrados, é possível enviar os dados de um sistema para o outro, fazendo a sincronia inicial dos dados. Novos produtos cadastrados precisam ser sincronizados manualmente usando função existente no Bling.

Quando um NOVO produto é sincronizado, os seguintes dados são enviados:
– Nome
– Descrição
– Modelo
– SKU
– Quantidade em estoque
– Preço
– Peso
– Comprimento x Largura x Altura
– Variações/Opcionais do produto

ESTOQUE: Depois que o produto já está cadastrado e vinculado nos dois sistemas, a sincronia de dados do ESTOQUE é automática do do Bling para a Loja Virtual.

PEDIDOS

Os pedidos feitos no Bling não são enviados para a Loja Virtual.
Já os pedidos feitos na Loja Virtual precisam ser importados manualmente no Bling, usando a função de importação de pedidos.

Ao importar o pedido, o estoque dos produtos é novamente sincronizado e o pedido é registrado no Bling.

Alterações feitas no pedido após a importação, como atualização de status do pedido não são sincronizadas entre os sistemas.

CLIENTE

Os cadastros de cliente feitos no Bling não são enviados para a Loja Virtual.

Já os cadastros de cliente feitos na Loja Virtual são incluídos no Bling juntamente com os dados do pedido, caso o cliente ainda não esteja previamente cadastrado. Os seguintes campos são enviados na sincronização do cliente:

– Tipo de Pessoa (Física ou Jurídica)
– CPF/CNPJ
– Nome
– Email
– Telefone
– Endereço

Tempo para sincronia dos dados entre os sistemas

Os dados de estoque são atualizados automaticamente do Bling para a Loja Virtual em tempo real.

A sincronização do cadastro de produtos e pedidos é feita manualmente usando funções específicas existentes no Bling.

O cadastro de clientes é realizado quando você importa os pedidos da loja para o Bling.

Erros comuns

Verifique se a chave que gerou, tem algum carácter especia, como @ $ % ç & # e etc… Use nossa ferramenta de gerador de senha (https://www.brasilnaweb.com.br/gerador-de-senha) para criar uma chave conforme no início do artigo.

No painel da sua loja, acesse Cadastros >Produtos >Lista completa, selecione o produto e clique em Editar.
Na aba Ligações, veja no campo Loja, se a opção Padrão está selecionada.
Selecione essa opção e clique em Salvar!
Caso tenha muitos produtos cadastrados, entre em contato com a equipe de suporte, e solicite o ajuste =)

Caso apareça um erro na exportação do Bling, é necessário que tenha pelo menos um produto cadastrado na loja.
UPDATE: Já fizemos essa correção na versão 2020.19 este erro só vai acontecer em versão anteriores.

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